3 de nov. de 2014
 A especialização Moda, Cultura de Moda e Arte foi criada pelo Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, como pioneira na região da Zona da Mata e Vertentes, em resposta a uma demanda crescente de profissionais nessa área para o mercado dessa região. Posteriormente, o Instituto de Artes e Design, passou a oferecer também a graduação Bacharelado em Moda, como parte das habilitações do Bacharelado Interdisciplinar em Artes.
 
 O curso foi oferecido pela primeira vez em 2007, e se encontra atualmente em sua quinta edição, com uma frequência de graduados em várias áreas do conhecimento que possuem interfaces com o pensamento da moda e da arte contemporânea. Os alunos formados por essa especialização já estão atuando em grande parte do corpo docente de cursos de moda de outras instituições de ensino de Juiz de Fora e região, além de atuarem em consultorias de moda em diversos segmentos da indústria e meios de comunicação, e alguns alunos se tornaram empresários do setor.

Fonte: http://www.ufjf.br/posmoda/

  Hoje vivemos na Era do Consumo. A contemporaneidade é marcada fundamentalmente pelas relações entre indivíduo, sociedade, signos e mercadorias. A nossa relação com os objetos hoje é fruto da mudança dos valores funcionais para valores de signo, ou seja, a funcionalidade do objeto fica em segundo plano, nos interessa, no entanto, o que ele representa. A moda é muito importante nesta dinâmica porque funciona como um sistema. Muito mais do que lindos rostos na TV ou vitrines luxuosas, a moda participa do cotidiano de todos os indivíduos, de forma contundente e de maneira a guiar-lhes todos os passos: alimentação, cultura, saúde entre outros.

 O ciclo de vida dos produtos é cada vez menor; na moda isso é expressão máxima. Hoje procuramos o novo a todo o momento e a qualquer custo, dessa forma, a moda, caracterizada pelo ciclo efêmero de vida de produtos, torna-se categoria cultural e também objeto de estudo de filósofos e sociólogos.
 Nas últimas décadas, principalmente com a contribuição de Gilles Lipovetsky, o assunto moda foi elevado à categoria nobre de objeto de estudo, a partir do momento que sua dinâmica passa a ser interessante também para as outras indústrias de consumo.
 Para entender a dinâmica da sociedade de consumo, Jean Baudrillard consagra o conceito de gadget: “por trás de cada objeto real há o objeto sonhado” diz Baudrillard. Gadget é a dinâmica que põe em cena o esgotamento do valor instrumental do objeto, realça seu esplendor e seu valor de signo. Hoje, o que guia nossos pensamentos é a subjetividade, sonhamos em ter uma linda peça de roupa, em jantar em um restaurante bacana, o que comanda são produtos/signos que nos completam, são almejados, procurados e sonhados: objetos que não têm significados em termos de matéria e função, mas sim na subjetividade e associações dos signos. São estes os produtos que consumimos hoje, os signos.

 Day Dream é a constante espera de emoções, é a ansiedade permanente, são os indivíduos diante da TV ou diante de uma vitrine na rua aguardando que algum milagre aconteça e que todas as maravilhas em forma de signos venham significar algo de realmente relevante em suas vidas. À medida que colocamos nossas emoções nos produtos de consumo, conquistamos uma felicidade efêmera: ao comprá-lo estamos felizes, mas logo precisamos comprar novos produtos/objetos/signos, pois os nossos já são obsoletos. Sonhamos acordados e participamos de uma dinâmica tão engajada no nosso cotidiano que às vezes nem percebemos todo este movimento mental x real. 

Fonte: http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/moda-e-consumo-reflexoes/  


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Quem sou eu

Sou Letícia do Ensino Fundamental II, criei esse blog a pedido do meu Professor de Empreendedorismo (Prof. Esp. Flávio dos Santos). Pretendo exercer na área de moda e estou fazendo esse blog, pois quero informá-los tudo sobre moda, espero que vocês gostem.

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